24 janeiro 2011

Associação alerta para riscos de programa de televisão!

A Direcção-Geral de Saúde já foi alertada para os riscos de O Peso Certo, programa que vai estrear na televisão portuguesa em Março. A Associação de Obesos e ex-Obesos de Portugal (Adexo) diz que não está contra o programa, mas que quer ver garantida a segurança dos concorrentes. Carlos Oliveira, presidente da Adexo, refere que nos Estados Unidos vários concorrentes foram operados aos joelhos e à anca e alerta que o Serviço Nacional de Saúde pode recusar operar doentes que se colocam em risco.

"Não nos opomos ao concurso, mas, achamos, devia ser feita uma avaliação muito concreta dos concorrentes. Há doentes com problemas que, se não forem devidamente avaliados, poderão complicar a sua situação. Dois ganham dinheiro e os outros ganham uma carga de trabalhos", alerta Carlos Oliveira, presidente da Adexo, referindo-se aos casos que têm surgido nos Estados Unidos "com muitos concorrentes a terem de ser operados aos joelhos e à anca".

O responsável da associação também já contactou com a produtora que vai realizar o programa em Portugal. Ainda aguarda resposta. No site da associação, a chamada de atenção é para os futuros concorrentes.

"Grande parte dos obesos são pessoas com dificuldades financeiras graves. Sem dúvida que a grande motivação é o dinheiro. O que as pessoas não percebem é que se surgir um problema e tiverem de ser operados, no hospital ninguém coloca problemas. Mas, num programa destes, passam a ser conhecidos. Pode estar em causa o Serviço Nacional Público não os tratar. A carta dos doentes diz que é um dever deste não fazer nada que prejudique o seu estado de saúde", afirma Carlos Oliveira, lembrando que "a obesidade é uma doença crónica e depois do programa irão recuperar o peso".


Notícia Diário de Notícias do dia 16 de Janeiro 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas questões, sugestões ou comentários. Obrigada!